Como se apresenta uma criança com TDA/H?

Sinais de desatenção:

a) A criança tem pouca atenção, e com freqüência comete erros em trabalhos escolares e provas por puro descuido. Examinando a prova que ela mesma fez, a criança é capaz de apontar os próprios erros e até se aborrecer por ter cometido erros tão tolos. Ou a professora se espantar com os erros cometidos em matéria que a criança comprovadamente conhece.

b) É comum perder a atenção no que o professor está falando, e ficar pensando em coisas bem distantes das aulas. Diz-se que “voa” ou “viaja” nesses momentos. Essa mesma perda constante de concentração é que dificulta a leitura de um livro recomendado pela escola. Com freqüência precisa voltar a ler do início da página pois é como se tivesse dado um branco no momento em que estava lendo um trecho.

c) Tem grande dificuldade de fazer os deveres de casa sozinha, porque se distrai a todo instante, interrompe, leva muito tempo, fazendo desses momentos verdadeiras batalhas entre mãe e filho.

d) Só funciona sob pressão, no que diz respeito a deveres de casa ou estudar para provas. Essa pressão pode ser a pressão de um dos pais ou a pressão do tempo, quer dizer, quando percebe que não tem mais quase tempo suficiente para fazer determinada atividade que vai redundar em prejuízo, como numa prova.

e) Outras vezes quando está fazendo algo que é do seu interesse, como ver TV, jogar videogame, etc., é capaz de ficar tão concentrada que parece não escutar se é chamada. Isso quer dizer que a criança com TDA/H é capaz de ficar hiper-concentrada (se estiver interessada) ou então ficar desconcentrada (quando não tiver tanto interesse).

f) É facilmente distraída daquilo que está fazendo. Por exemplo, basta que alguém chame seu nome ou que ocorra um ruído diferente para se perca quase completamente da tarefa que estava realizando, em especial se era uma leitura ou aula.

g) É em geral muito desorganizada com seus pertences e na maneira com tenta fazer as coisas. Por isso está freqüentemente perdendo objetos, como lápis, livros, etc.

h) Algumas crianças com TDA/H têm grande dificuldade em dar a partida para realizar qualquer coisa, parecem lentas, sem energia. Já outras começam as coisas rapidamente, mas também logo abandonam o que começaram para fazer uma segunda atividade, que por sua vez dificilmente será completada.

i) Quando se pede a uma criança com TDA/H que efetue 2 ou 3 tarefas ao mesmo tempo, ou que transmita um recado, com maior freqüência haverá esquecimento de algumas das tarefas solicitadas.

Sinais de hiperatividade e impulsividade:

a) A criança é muito ativa, inquieta, tem dificuldade de ficar sentada na sala de aula, ou numa missa. Quando é forçada a ficar sentada, fica se revirando na cadeira o tempo todo.

b) Fala muito, é barulhenta, a ponto de perturbar a classe e ser freqüentemente advertida pelas professoras.

c) Não consegue esperar sua vez, seja em jogos, filas, etc. Fala quando não deve, interrompe as pessoas, responde sem ouvir a pergunta por inteiro. Muitas vezes revela falta de tato, dizendo coisas inadequadas, que saem de supetão.

d) Algumas têm pouca noção de perigo, por isso sobem em locais perigosos, se machucam com freqüência.

e) Costumam ser estabanadas, derrubando os objetos por onde passam.

f) Tem baixa tolerância à frustração. Insistentes, não suportam uma resposta negativa.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.