Comprar impulsivo

Patrícia Quinn, uma autora dedicada ao estudo do TDA/H em mulheres, observa que as mulheres jovens com TDA/H apesar de serem inteligentes sofrem com a impulsividade que acaba por sabotar o que elas sabem fazer.

Uma história típica é aquela em que os pais depositam a mesada mensal na conta da filha e a jovem gasta todo o dinheiro em poucos dias. Quando ganha o seu primeiro cartão de crédito percebe, um mês depois, que perdeu o controle das compras feitas com o cartão. A jovem por fim se dá conta que seus hábitos de gastar são como uma montanha russa.

É chegado então o momento de os pais sentarem com a filha e planejarem como vão lidar juntos com essa dificuldade (o comprar impulsivo), que faz parte do seu TDA/H.

Algumas estratégias para os pais:

1. Estabeleça um orçamento de comum acordo com a jovem estudante, com a permissão que os pais possam monitorar o que está sendo gasto.

2. Pense em fornecer um cartão de débito pré-pago, ou um cartão de crédito com um limite baixo de compras.

3. Pense em fornecer um celular pré-pago.

Estratégias para a jovem:

1. Habitualmente saia de casa sem os cartões de crédito (ou débito).

2. Se isso for difícil, peça a uma amiga de confiança ou ao seu namorado para guardá-los. E combine antecipadamente que eles só entregarão o cartão depois de discutirem com você o uso que você está pensando em fazer com o cartão.

3. Só saia para olhar vitrines se estiver sem os cartões.

4. Nunca faça uma compra antes de fazer a si mesma as seguintes perguntas:

a. Eu preciso mesmo desse objeto?

b. Eu já havia antes pensado em fazer essa compra?

c. Como essa compra vai afetar meu orçamento?

5. Espere algumas horas antes de fazer uma compra. Se, após esse tempo, digamos 24 horas, você decidir que ainda quer fazer aquela compra e possui o dinheiro para fazê-la, vá e compre.

6. Anote todos os seus gastos num caderno ou agenda e examine esses gastos pelo menos uma vez por semana.

7. Use envelopes para guardar o dinheiro destinado a certos pagamentos. Grampeie e só os abra no dia do vencimento.

8. Quando sair para fazer alguma compra, leve apenas o dinheiro adequado para aquela compra planejada.

9. Trabalhe em tempo parcial e use somente o dinheiro ganho no seu trabalho para pagar os seus “extras”.

10. Não termine a leitura desse artigo dizendo que “é difícil, não vai conseguir”. Se fosse fácil, você não estaria precisando ler esse artigo. Por fim, lembre que ninguém começa a correr hoje e amanhã disputa uma maratona. Comece a praticar pouco a pouco as idéias sugeridas acima e comemore bastante com suas amigas ou seu namorado cada milímetro que conseguir avançar. Essa é a grande diferença entre o animal e o homem. O animal tem sempre a mesma conduta. O homem pode se aperfeiçoar até o último dia da vida.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.